segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Médicos solucionam casos difíceis com ajuda de aplicativo para celular

Cem médicos de 40 cidades do país compartilham no grupo "Casos clínicos" opiniões online sobre qual a melhor solução para cada paciente.

Médicos costumam se reunir em vários hospitais do Brasil para trocar ideias sobre os casos considerados mais graves e buscar as melhores soluções em conjunto para cada paciente. Só que em um hospital os médicos descobriram há três anos ser possível aumentar o alcance e os benefícios desses encontros.

O que eles fizeram foi muito simples. Usaram um aplicativo para criar o grupo "Casos clínicos". Cem médicos de 40 cidades do país compartilham opiniões online sobre qual a melhor solução para cada paciente. Quase 500 casos considerados gravíssimos foram resolvidos entre uma clicada e outra. 

É uma troca de informações constante e rápida. O grupo cuida de um caso por vez. Só quando ele é resolvido abre-se espaço para outro. O sigilo é absoluto. Os médicos nem sabem o nome do paciente.

Mas nada substitui o médico ao lado do paciente. A conversa pelo aplicativo é só mais um instrumento na luta para salvar vidas.
“Eu estou no telefone e ao mesmo tempo tenho a experiência de 100 profissionais tão gabaritados quanto eu para ter a tomada de decisões difíceis”, explica o doutor Farah.

Fonte: Globo Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário