segunda-feira, 3 de outubro de 2016

10 benefícios que o Pokemon Go traz para os estudos

Uma pergunta que temos recebido com frequência é: o jogo Pokemon Go ajuda ou atrapalha o aprendizado?
A resposta é: depende da quantidade e intensidade. A diferença entre remédio e veneno está na dose. Tenha sempre isso em mente e poderá usar como parâmetro nos momentos em que enfrentar um dilema na educação de seu filho. E olha que serão muitos ao longo da vida! Correr ou não em busca de Pokemons pode ser uma febre momentânea para a população em geral. O dilema de como ajudar seu filho a não passar da dose adequada em outros aspectos da vida é a trama principal da história de vida dos pais!

Considerando a dose adequada, vamos então à resposta direta, sem mais analogias ou mistérios: afinal, entrar de cabeça na caçada aos Pokemons ajuda ou atrapalha o aprendizado?
Ajuda! E tem efeito positivo em diversos aspectos. Nem vamos entrar nas questões relacionadas a como cada conteúdo acadêmico poderia se beneficiar do envolvimento que alunos de todas as idades têm com o jogo. Deixo isso para um próximo artigo, embora tenha que me segurar para não entrar em uma lista de ideias para cada matéria, de acordo com a série e conteúdo que estejam sendo ensinados.
Vamos focar somente no impacto positivo que o jogo pode trazer ao desenvolvimento de habilidades necessárias para o aprendizado. No impacto que pode significar para o desenvolvimento cognitivo, preparando seu filho para aprender o conteúdo da escola e da vida, sempre lembrando que estamos pressupondo que seu filho esteja dentro das doses razoáveis de dedicado a esse game.*
Os dez principais benefícios que o Pokemon Go pode trazer para seu filho são:
  1. Capacidade de foco: ao entender e comparar o poder de cada Pokemon, fazer as capturas, treinamento e evolução de cada um dos seus capturados.
  2. Tomada de decisão: capturo o Pokemon disponível inicialmente logo ali frente ou aguardo, já que um Pickatchu pode estar logo à frente?
  3. Relação causa–consequência: para chocar um ovo Pokemon, você tem que andar os km correspondentes a ele. Ficou parado? Seu Pokemon não vai nascer tão cedo.
  4. Paciência:  a incubadora só guarda um ovo por vez – enquanto aquele ovo não abrir, não é possível colocar outro no lugar.
  5. Esforço e persistência – para evoluir seu Pokemon, é preciso o “doce” daquela espécie. E para aumentar o poder de combate é preciso investir Stardust, que você ganha capturando Pokemons. Sem esforço, você não sai do lugar.
  6. Planejamento: qual a melhor estratégia para atingir níveis acima daquele em que se encontra no momento. Uso meus Stardusts agora ou aguardo um Pokemon que valha o investimento?
  7. Estratégia e organização – quando você coloca um Pokemon em um estádio para defendê-lo, você não pode mais utilizá-lo. Ele ficará indisponível para outros usos durante as batalhas.
  8. Trabalho em equipe – para participar das batalhas, você precisa pertencer a uma equipe: azul, vermelha ou amarela. Ninguém ganha batalhas com benefícios somente para si, mas para toda a equipe. Quando você adiciona Lure em algum Pokestop, todos os que passarem por lá se beneficiam, pois mais Pokemons serão atraídos para o ponto.
  9. Capacidade de lidar com frustração – depois de andar os quilômetros necessários para que um Pokemon possa nascer, você pode perceber que chocou apenas uma Magikarp, considerada fraca, tadinha!
  10. Auto controle – sim, o jogo tem um alto nível de atração e envolvimento. Eis uma excelente ferramenta para ensinar seu filho o auto controle. Parar de jogar nos horários ou depois do tempo combinado é um desafio que vai ajudar em outros momentos da vida, principalmente na vida escolar.
*Você pode estar perguntando: e qual o tempo razoável, que não prejudica a criança ou adolescente? Não precisa calcular quanto tempo seu filho passa jogando. Ele pode jogar sem prejuízo algum ao aprendizado depois que tiver, diariamente, cumprido: ao menos oito horas de sono, sua tarefa doméstica, os deveres da escola, uma atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário