segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Blog "Tuberculose: circulando a informação" ganha Selo Sergio Arouca


O  blog ´Tuberculose: circulando a informação´ será premiado pela qualidade das informações em saúde disponibilizadas na internet. Criado em 2012,  com o objetivo de visibilizar as ações  de controle da tuberculose desenvolvidas no Brasil pela sociedade civil e gestão, tornou-se  uma referência entre os diferentes públicos envolvidos no controle da doença no país.

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/SVS) é parceiro dessa iniciativa  e tem o papel de apoiar tecnicamente o trabalho visando garantir a qualidade das informações publicadas.

A certificação, o “Selo Sergio Arouca”, será concedida pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), em evento previsto para ser realizado no dia 14 de dezembro, no Rio de Janeiro (RJ). A conquista veio após a avaliação de que o sítio eletrônico  estava em conformidade com indicadores e critérios que atestaram a qualidade do conteúdo disponibilizado, garantindo aos usuários a certeza de informações corretas e atualizadas.

A avaliação é feita por uma equipe composta por profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma vez aprovado o site poderá colocar no topo da página o “Selo Sergio Arouca de Qualidade da Informação em Saúde na Internet”. Este selo indicará ao visitante que a informação disponível é confiável. Segundo os idealizadores do prêmio, a iniciativa é estratégica para a melhoria do SUS.

Selo Sergio Arouca


O prêmio, que atesta a qualidade da informação em saúde na internet, foi anunciado no 32º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde,realizado no Ceará, Fortaleza, em junho de 2016.

O nome do selo é uma homenagem ao professor Sérgio Arouca (1941-2003), um dos ideólogos do SUS e ex-presidente da Fiocruz nos anos de 1985 a 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário