sexta-feira, 19 de maio de 2017

OPORTUNIDADES PARA BRASILEIROS NO EXTERIOR

Alemanha:

O DAAD abriu um novo edital para projetos PROBRAL, para fomentar projetos bilaterais de cooperação com foco em pesquisa. É possível procurar parceiros alemães da UA Ruhr para elaborar um pedido conjunto com a ajuda do Liaison Officer da UA Ruhr na América Latina, Dr. Stephan Hollensteiner.

O edital tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicos ou privados, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e alemães. O Programa PROBRAL visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado e de pós-doutorado.

30 novos projetos serão escolhidos para dois anos de fomento.

A inscrição ficará aberta até 19 de junho 2017.

https://capes.gov.br/cooperacao-internacional/alemanha/probral

----

Japão:

O Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro divulga que o  Governo japonês, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), concederá bolsa de estudos a brasileiros para pesquisa em universidades japonesas para o próximo ano.

Os interessados poderão obter informações e formulários de inscrição no site do Consulado:
http://www.rio.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/pesquisa.html

Os interessados deverão apresentar o formulário de inscrição devidamente preenchido e acompanhado da documentação requerida, ao Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro até o prazo (31/05/2017) estabelecido nos editais.


----
Europa:

EURIAS Fellowship é um programa de mobilidade internacional voltado para a pesquisa, reunindo 19 institutos de Estudos Avançados por toda a Europa.

Para o período de 2018-2019 serão oferecidas 54 bolsas de estudos (26 bolsas junior e 28 seniors). A maioria das bolsas serão destinadas às áreas de Humanidades e Ciências Sociais, mas também poderão ser contempladas as áreas de Ciências da Vida e Exatas.

EURIAS Fellowsip Programme aceita candidaturas de jovens estudantes, assim como de pesquisadores seniors. Os pesquisadores devem ter diploma de Doutorado, mais comprovação de 02 anos de experiência em pesquisa em tempo integral após o Doutorado.

Segue o link da Chamada Aberta: http://www.iwm.at/wp-content/uploads/EURIAS_Call-2018-2019.pdf?9b19b6

Segue o link das vagas por localidade e categoria: http://www.2018-2019.eurias-fp.eu/available-fellowship-positions

Segue o link sobre informações gerais: http://www.2018-2019.eurias-fp.eu/call-applications

Nenhum comentário:

Postar um comentário