Primeiro canal a ganhar o selo foi o blog Tuberculose: circulando a informação, vinculado ao Ministério da Saúde
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou, nesta quarta-feira (14), o Selo Sergio Arouca, um selo de qualidade sobre a informação disponível nos sites governamentais de saúde. O nome do selo homenageia o médico sanitarista e político Sergio Arouca (1941-2003), que presidiu a Fiocruz.
O coordenador do laboratório Internet, Saúde e Sociedade da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), André Pereira, diz que o foco do projeto é analisar e qualificar os sites do Ministério da Saúde e das secretarias municipais e estaduais de Saúde do País.
“Fizemos uma busca na literatura internacional e na nacional sobre avaliação de sites, então nos reunimos com pesquisadores e com moradores da comunidade de Manguinhos [região onde está localizada a sede da Fiocruz] para construir os critérios e indicadores para a avaliação”, disse Pereira.
Os moradores também ajudam a fazer a avaliação do site: “um dos grandes valores da internet é essa liberdade que todo o cidadão tem de postar o que quiser, mas tem o outro lado, que é a qualidade da informação, e é o desafio de todos nós que trabalhamos com o tema saúde”.
O primeiro meio de comunicação a ganhar o selo foi o blog Tuberculose: circulando a informação, vinculado ao Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT), do Ministério da Saúde. “Esse blog recebeu de nós várias recomendações, depois das avaliações terem sido feitas, e alterou várias coisas para poder receber o selo”, explicou Pereira.
A representante do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Patrícia Werlang, elogiou a iniciativa de envolver a comunidade no processo de qualificação dos sites. “Participar dessa certificação é muito importante para a continuação do nosso trabalho. Ouvir a comunidade é fundamental para melhorar o atendimento à população. Espero que a iniciativa se expanda e abranja as diferentes áreas da saúde", disse.
O blog sobre tuberculose não apenas tira dúvidas sobre a doença e formas de prevenção e tratamento, como também divulga experiências bem-sucedidas que ocorrem no Brasil e no mundo no combate à doença tanto por parte da sociedade civil, como de gestão.
Além do tema tuberculose, foram analisados sites sobre dengue e aleitamento materno, que também ganharão selos tão logo estejam em conformidade com os padrões de qualidade exigidos pela Fiocruz.
Fonte: Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário