quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Unesco lança diretrizes de políticas para aprendizagem móvel

Mais do que ferramentas de entretenimento, os aparatos tecnológicos e eletrônicos tornaram-se um dos principais meios de informação e comunicação deste século, transformando o cotidiano de muitos indivíduos. Neste cenário, a UNESCO avançou no debate sobre relação entre tecnologias digitais e educação ao lançar, em junho de 2014, um roteiro com explicações, indagações e propostas para a incorporação desses instrumentos ao processo de aprendizagem e de produção de conhecimento. Para a organização internacional, decisões políticas sólidas possibilitam que a potencialidade das tecnologias digitais sejam exploradas nos sistemas educacionais, contribuindo para melhorar o modo como as pessoas aprendem.


Clique aqui para conferir o documento completo elaborado pela UNESCO


Fonte: UNESCO

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Poder da internet ajuda a conter a epidemia do ebola na Nigéria



O nigeriano Barake Lawal criou o portal EbolaAlert com a finalidade de divulgar informações sobre o ebola durante o surto da doença no país.

A parceria com o Centro de Controle de Doenças americano e com a Organização Mundial da Saúde, além da ajuda de voluntários, possibilitou a criação de uma ferramenta de bate-papo ao vivo para que pessoas com sintomas da doença pudessem esclarecer suas dúvidas acerca do ebola. Apesar da realização de perguntas e respostas sobre a doença através da internet pareça uma tarefa simples, essa ferramenta aumenta os campos de intervenção e prevenção médica sobre o ebola, auxiliando na contenção da epidemia que assola o países do continente africano.
O sucesso do EbolaAlert mostra as potencialidades da internet na saúde. O acesso e compartilhamento rápido e fácil de informações sobre doenças altamente contagiosas, em qualquer momento e lugar que tenha conexão online disponível, pode contribuir para que o indivíduo inteire-se sobre sua situação de saúde e tome medidas preventivas para evitar o contágio e a transmissão. Ao conhecer e divulgar sintomas, diagnósticos, tratamento e medidas de prevenção por meio de ambientes onlines como sites e salas de bate-papo, é possível que a ação médica seja mais eficaz e efetiva, reduzindo a epidemia.

Conheça a ferramenta Ebola Alert http://www.ebolaalert.org/


Fonte: Jornal O Globo http://goo.gl/999FId