quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Portfólio de Inovação Fiocruz e Selo de Qualidade para Sites de Saúde

No dia 16 de dezembro, o prof. André Pereira Neto, coordenador do LAISS, foi convidado para apresentar o projeto do Selo de Qualidade de Informação para sites de saúde na segunda edição do Portfólio de Inovação da Fundação Oswaldo Cruz. 

O Portfólio de Inovação faz parte do esforço institucional em identificar, atualizar e potencializar propostas inovadoras geradas na Fundação Oswaldo Cruz. Os projetos são selecionados conforme seu potencial inovador, impacto, estágio de desenvolvimento e interesse no sigilo. A proposta do Selo de Qualidade, elaborada no LAISS, enquandra-se na categoria de Tecnologias de Informação e Comunicação. Para conhecê-la, clique aqui.

Assista também a apresentação da proposta no evento do Portfólio aqui.



quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Próteses inspiradas em super-heróis são criadas para crianças

Junto à organização E-Nabling The Future, o engenheiro Aarton Brown elaborou, através da tecnologia de impressão 3D, próteses inspiradas em super-heróis para crianças carentes. O projeto surgiu após Brown colocar garras em uma mão impressa em 3D para ficar parecida com o punho do Wolverine - um clássico herói das histórias em quadrinhos. Atualmente, o engenheiro desenvolve, junto a outros voluntários do projeto, diferentes modelos baseados em personagens famosos como Batman, Homem de Ferro e Capitão América.



Para conhecer mais sobre o projeto: http://goo.gl/SHK2rl



Fonte: Catraca Livre




segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Internet, saúde e informações sobre câncer

Em entrevista ao programa “Sem Censura”, o médico oncologista Ricardo Teixeira comenta sobre o papel da internet na vida de pacientes diagnosticados com câncer.


sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sistemas de informação da saúde da pessoa idosa são tema de seminário dia 2/12 no Icict

Durante o evento, será lançado o curso on-line, gratuito, “Informação e indicadores para a gestão de saúde do Idoso no Rio de Janeiro”


“Papel dos Dados, Indicadores e Sistemas de Informação na Gestão e Governança em Saúde das Pessoas Idosas” é o título do seminário que será realizado no Icict, dia 2/12, terça-feira.

O evento, que é voltado também para gestores de saúde e pessoas interessadas no tema, está sendo produzido pelo Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict).

Também participarão do seminário os pesquisadores do Icict Aline Marques, que abordará “O papel da atenção básica na melhora da qualidade de vida dos idosos. Evidências a partir do indicador das Internações por condições sensíveis à atenção primária”; Débora Castanheira, que falará sobre “Informação e política de Saúde do Idoso. O papel da capacitação no empoderamento da Gestão. Curso online para o Rio de Janeiro”; Edgar Nunes, que debaterá sobre “Indicadores de monitoramento da saúde individual dos idosos na atenção primaria. O papel do Indicador de Funcionalidade” e Marcel Pedroso que enfocará o tema “Uso de novas tecnologias em informação regionalizada. Mapeamento das Experiências exitosas no campo de envelhecimento e saúde da pessoa idosa”.

Durante o evento, será lançado o curso on-line “Informação e indicadores para a gestão de saúde do Idoso no Rio de Janeiro”, desenvolvido pelo Lis e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e que é de acesso livre.

O objetivo do curso é fornecer material didático adequado para o ensino sobre informação, indicadores e políticas públicas de saúde dos idosos, para a utilização na área de planejamento e gestão de saúde do idoso do Estado do Rio de Janeiro, e também que o material disponibilizado seja utilizado na capacitação dos gestores de políticas de saúde da pessoa idosa do SUS. A iniciativa é parte da capacitação oferecida pelo Icict e pela Faperj para a utilização do Sisap-Idoso.


Dia/Horário: 02/12/2014, 3ª feira, das 9h às 12h
Local: Auditório do Icict, Pavilhão Haity Moussatché, Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos, Rio de Janeiro

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Benefícios do Mapa da Informação

Médico e diretor da área de conhecimento do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, Sir Muir Gray fala sobre a importância da qualidade da informação para a saúde no século XXI.

Confira a entrevista:


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Unesco lança diretrizes de políticas para aprendizagem móvel

Mais do que ferramentas de entretenimento, os aparatos tecnológicos e eletrônicos tornaram-se um dos principais meios de informação e comunicação deste século, transformando o cotidiano de muitos indivíduos. Neste cenário, a UNESCO avançou no debate sobre relação entre tecnologias digitais e educação ao lançar, em junho de 2014, um roteiro com explicações, indagações e propostas para a incorporação desses instrumentos ao processo de aprendizagem e de produção de conhecimento. Para a organização internacional, decisões políticas sólidas possibilitam que a potencialidade das tecnologias digitais sejam exploradas nos sistemas educacionais, contribuindo para melhorar o modo como as pessoas aprendem.


Clique aqui para conferir o documento completo elaborado pela UNESCO


Fonte: UNESCO

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Poder da internet ajuda a conter a epidemia do ebola na Nigéria



O nigeriano Barake Lawal criou o portal EbolaAlert com a finalidade de divulgar informações sobre o ebola durante o surto da doença no país.

A parceria com o Centro de Controle de Doenças americano e com a Organização Mundial da Saúde, além da ajuda de voluntários, possibilitou a criação de uma ferramenta de bate-papo ao vivo para que pessoas com sintomas da doença pudessem esclarecer suas dúvidas acerca do ebola. Apesar da realização de perguntas e respostas sobre a doença através da internet pareça uma tarefa simples, essa ferramenta aumenta os campos de intervenção e prevenção médica sobre o ebola, auxiliando na contenção da epidemia que assola o países do continente africano.
O sucesso do EbolaAlert mostra as potencialidades da internet na saúde. O acesso e compartilhamento rápido e fácil de informações sobre doenças altamente contagiosas, em qualquer momento e lugar que tenha conexão online disponível, pode contribuir para que o indivíduo inteire-se sobre sua situação de saúde e tome medidas preventivas para evitar o contágio e a transmissão. Ao conhecer e divulgar sintomas, diagnósticos, tratamento e medidas de prevenção por meio de ambientes onlines como sites e salas de bate-papo, é possível que a ação médica seja mais eficaz e efetiva, reduzindo a epidemia.

Conheça a ferramenta Ebola Alert http://www.ebolaalert.org/


Fonte: Jornal O Globo http://goo.gl/999FId